Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Holografia da Felicidade

Aviso: é mais um post no qual você precisa viajar para entender.

Felicidade, todos concordamos que é uma coisa grande a ser pedida, convenhamos também, que grandes coisas exigem altos custos, agora: Qual o preço que você está disposto a pagar por um pouco, ou por um muito de felicidade?

Mas o que é felicidade? "A felicidade é uma gama de emoções ou sentimentos que vai desde o contentamento ou satisfação até à alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem ainda o significado de bem-estar ou paz interna" - segundo wikipedia é isso.

O que você estaria disposto a passar para conseguir juntar uma gama de emoções, sentimentos E prazeres?

Sabe aquela história de quanto mais pressa você tem, mais você vai pagar e pior será a qualidade do serviço entregue? Pois é, aqui funciona da mesma maneira: Cerveja, vodka, pinga, Jonnie Walker, maconha, ecstase, crack, cogumelos e etc... qualquer tipo de droga ou alucinógeno, todos podem te trazer momentos, eu disse MOMENTOS, de felicidade, digamos que são o tipo de felicidade instantânea. Esse é o preço mais caro que se pode pagar, mas ao final do efeito instantâneo você vai perceber que nada mudou.

Digamos então que você é uma pessoa inteligente, que sabe dar o real valor as coisas, que sabe que a vida não acabará no dia seguinte, e que normalmente você paga pela consequências do seus atos. Você saberá que o preço da felicidade é caro, mas que você pode pagar ele parceladamente, e receber um "serviço" completo mais a frente.

Ainda sim fica a dúvida: qual o preço a pagar? Do que abrir mão para conseguir mais depois?
Como escrito acima, a felicidade não é uma conquista que se paga com dinheiro, afinal, sentimentos não estão a venda, pessoas estão, mas sentimentos não, ou seja, ser feliz não tem a ver com conquistar coisas, mas senti-las, mas isso não quer dizer que dinheiro não ajuda em nada.

Como QUASE sempre, só damos valor nas coisas quando não as temos mais, quando você chegar no ultimo fio de vida, vai ver tudo o que você fez, o que não fez, o que teve orgulho de fazer ou não, e é aí que você vai ver que a felicidade, nós vivemos aos poucos, dia após dia, semana após semana, ano após ano.

O preço a pagar está ligado ao tempo e a qualidade, como dito antes: menos tempo, maior preço, menor qualidade; mais tempo, menor preço, qualidade mediana; mais tempo, mais preço, melhor qualidade.

Assim sendo, se você quer ter a felicidade de ter um apartamento próprio ou comprar um carro do ano, você vai precisar abrir mão de algumas coisas menores e economizar o suficiente (e é ai que o dinheiro ajuda) para poder se orgulhar de conseguir aquilo que você quer, você vai precisar abrir mão de alguns momentos felizes menores para conseguir uma felicidade maior. É o sacrifício de alguns momentos felizes que fazem o valor SENTIMENTAL da casa própria aumentar.

O mesmo se aplica em várias outras situações, por exemplo ter um trabalho que ti da estabilidade e conforto, que ti permite fazer aquilo que você gosta, que ti dá prazer e consequentemente ti faz feliz, mas para conseguir tal emprego, você teve que passar por uma série de testes, teve que estudar e "ralar" durante anos, esse sacrifício de estudar e ralar fez o trabalho ser uma fonte de felicidade.

Legal, mas se fosse só isso o dinheiro traria felicidade. Comprar um apartamento está num nível mediano de qualidade, afinal, logo chega as contas para pagar, as reformas a se fazer e etc etc etc ... conseguir um trabalho dos sonhos a mesma coisa, pois ele só trará dinheiro e estabilidade, e nada, NADA além disso. Então como conseguir um nível de qualidade alto? Juntando isso e conseguindo o que dinheiro não compra.

Amizade, amor, sentimentos enfim, coisas que não tem preço e que valem a pena se sacrificar por. Porque isso não é passageiro, e deve ser cuidado a cada dia, se "sacrificar" por um amigo, é um preço justo a ser pago pela felicidade que esse amigo pode ti proporcionar. Atender a um pedido, ajudar em alguma dificuldade, tudo isso conta pontos e é mais do que dispor de seu tempo(que é algo valioso hoje em dia), é dividir momentos felizes com outra pessoa.

"Obstáculos são coisas que percebemos quando perdemos o foco no(s) nosso(s) objetivo(s). by "sei lá"

Mas ainda sim, não importa se você não conseguiu o emprego dos seus sonhos, não importa se você não conseguiu comprar o carro do ano, se você não conseguiu uma casa própria ou se você é amigo de alguém que não tá nem aí pra você, o que realmente importa é você ter feito o possível e o impossível para tentar conseguir tudo isso, é você chegar no fim da sua vida e notar que você se orgulha daquilo que você fez e deixou para trás. Sentir orgulho de si próprio é o grande segredo da felicidade, e isso não se faz da noite pro dia e não está relacionado a conseguir ou conquistar algo mas em ter feito o seu melhor por isso.

Portanto se estiver fazendo algo do que você não se orgulha ou não vai se orgulhar, procure outra coisa para fazer.

3 comentários:

  1. como posso ser feliz? tenho 16anos e tenho depressão como posso ser feliz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tentei lhe dar uma resposta no ultimo post http://holografias.blogspot.com.br/2012/03/holograma-da-depressao.html

      Excluir
  2. tentei lhe dar uma resposta no ultimo post http://holografias.blogspot.com.br/2012/03/holograma-da-depressao.html

    ResponderExcluir